Pular para o conteúdo principal

A história das sungas masculinas


Desde 1917

Com a virada do século, os trajes de banhos masculinos assumiram um estilo mais esportivo, sempre relacionados as atividades marítimas.
Em 1917, foi publicado o Regulamento das Roupas de Banho nas Cidades Americanas. As roupas brancas e cor de pele não eram recomendadas por ficaram transparentes e evidenciarem o corpo. O tórax tinha que estar coberto e o comprimento mínimo era de 10cm acima do joelho.



Nos anos 20, as bermudas encurtaram consideravelmente, deixando as coxas bem a mostra. As alças ficaram mais finas e o tórax começaram a aparecer.


As peças de banho passaram a ser produzidas de nylon e com isso, secavam mais rápido que os tricôs de algodão e lã, que eram usados anteriormente. Em 1930, os shorts são as peças do momento e o tórax já está completamente desnudo.


Nos anos 40,os shorts perdem ainda mais comprimento e se assemelham com as sungas tipo Speedo. Para práticas esportivas, os homens ainda optam pelas peças únicas, que garantem a segurança dos movimentos.


Nos anos 50, os ideias de esperança e euforia marcaram o mundo pós guerra. A demanda por roupas para momentos de lazer aumentou consideravelmente. OAmerican Way of Life influenciou as estampas e os novos modelos.


A partir de 1960, as sungas feitas com elastano e com lateral estreita se popularizaram. O estilista Rudi Gernreich inovou, propondo a tanga para os homens, revolucionando pra sempre a moda praia.



Os anos 70 trouxeram os shorts feitos de calças cortadas. Junto com a explosão do psicodelismo e o movimento hippie vieram os trajes de banho estampados e coloridos, com um estilo mais despojado e relaxado.


A obsessão com o físico, cuidados estéticos e muita musculação causaram a popularização das sungas de lycra, estreitas e em cores vibrantes, nos anos 80.


Os sungões marcaram os anos 90, com modelagem ampla, seguindo o estilo de cuecas Calvin Klein. A popularização do surfe como estilo de vida também traz os bermudões de tactel para a moda masculina...


Nos anos 2000, o estilo brasileiro invadiu as praias do mundo inteiro. As sungas largas na lateral e cavadas, com cintura baixa conquistaram os homens.


Na década que vivemos, há uma variedade muito ampla de peças de banho disponíveis no mercado. Desde sungas largas, cavadas, com lateral fina até os mais variados comprimentos de bermudas... A onda de roupas de pais e filhos iguais também atingiu o segmento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde e quando usar seu "Summer Shorts"

Embora esteja sempre relacionado ao estilo tropical ou demais atividades de verão, os "summer shorts" permitem a combinação das mais diferenciadas peças para a criação de looks informais, criando uma proposta diferente do despojado uso comum. Essa releitura, que se iniciou no exterior e agora ganha cada vez mais espaço no Brasil, possibilita o uso da veste nos mais adversos ambientes urbanos e traz um ar ousado a quem se arrisca a sair do tradicional. Pool Party Chinelo slider + Summer Shorts estampado. Vale abusar de qualquer estampa forte, pois não há parte de cima que possa impedir ou impossibilitar uma combinação. Caso utilize uma peça superior, abuse de uma regata com estampa leve em cima e um shorts estampado na parte inferior. Ou então, um shorts liso e uma regata estampada. Réveillon Camisa manga longa linho + Summer Shorts. Aqui o importante é manter o estilo e o conforto. Um linho claro costuma cair muito bem com um shorts bem estampado. Elementos de verão são tiro

O surgimento do streetwear

O surgimento do streetwear Nos anos 50, no mundo pós-guerra, o cinema, a televisão e principalmente a música com o Rock 'n' roll e o Hip Hop chegaram aos ouvidos da juventude. Enquanto a burguesia usava roupas de alfaiataria, entre os jovens ingleses de baixa renda começava a surgir os chamados Teddy Boys. Jovens nascidos no final dos anos 50, amantes do Rock, escondiam sua origem humilde em composições inspiradas na era eduardiana, período de 1901 a 1910 no Reino Unido, durante o reinado do rei Eduardo VII. Agrupando-se em cafés, pubs e casas de show, os Teddy Boys vestiam roupas estilosas que traziam casacos grandes, escuros, com muitos botões e calças jeans mais justas; camisas engomadas combinando com coletes e sapatos com sola emborrachada. Décadas depois, a moda chegava aos EUA. Durante os anos 1980, em Los Angeles, o designer de pranchas de surf Shawn Stussy começou a levar seus desenhos personalizados para as camisetas. O que começou como um pequeno negócio virou um cas